OS JURADOS

 

Eles indicarão a Videopoesia Vendecora do 1º POVID 



ADRINANA TOLARDO
Atriz, produtora cultural, jornalista, roteirista e proprietária da Conceitoh Filmes, produtora caxiense independente com uma série de projetos comerciais, culturais e educacionais premiados e reconhecidos no Brasil e no exterior.



Alessandra Rech
Doutora em Letras/ Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu, em 2020, a Especialização Internacional em Epistemologias do Sul (CLACSO), Buenos Aires. Mestre em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul (2005), foi professora dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul e do Mestrado em Letras e Cultura (2007-2023). Escritora, tem três livros de crônicas publicados: Aguadeiro, 2007, Mirabilia, 2014, ilustrado por Celso Bordignon, - este agraciado com o Prêmio Vivita Cartier de Literatura em 2015 - e Extradição – A poética dos deslocamentos (2022). É autora, ainda, dos infantis O Sumiço do Canário - Quando os finais precisam ser inventados, 2012, ilustrado por Carla Pilla, e A insônia dos sabiás, 2018, com ilustrações de Vivi Pasqual; além da obra de crítica literária Na Entrada-das-Águas - Amor e Liberdade no Sertão Rosiano, 2010.



BETO SCOPEL
Trompetista, compositor e produtor musical, Beto integra a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e também é o responsável pela curadoria dos artistas que se apresentam na Mostra Tum Tum.



CRISTIANO BARTZ GOMES
Membro do conselho editorial da Editora do Maneco; responsável pela concepção e curadoria do acervo Ucs Livraria; revisor técnico, leitura crítica e avaliação de mercado na AMZ Editora; resenhista na revista Acontece; presidente da Associação dos Livreiros Caxienses; Titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais; Presidente da Comissão Municipal da Lei de Incentivo à Cultura; Coordenador do Programa Permanente de Estímulo à Leitura e Coordenador Executivo da Feira do Livro de Caxias do Sul – 2021 e 2022




DINARTE ALBUQUERQUE FILHO
Formado em Letras – Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Foi professor do Centro de Comunicação Social da UCS e do Centro Tecnológico (CETEC-UCS), na área de Literatura. Como jornalista atuou no grupo RBS e no Sistema Trídio de Comunicações (STC). Autor de A tempestade é metáfora (2022), Fissura no asfalto (2019), Leituras na madrugada (2014), Leminski, o “samurai-malandro” (2009) e Um olhar sobre a cidade e outros olhares (1995); e de Romã, com Fátima Jeanette Martinato (1991). Curador da 40º Feira do Livro de Caxias do Sul e Patrono da 36ª.



GABRIEL GARCIA
Apresentador do Festival de Cinema de Gramado. Um dos idealizadores da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil, realizada no 53º Festival de Cinema de Gramado. Coordenador Técnico do Programa Educavídeo da Prefeitura Municipal de Gramado. Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2025). Técnico em Fotografia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2022).



JÉSSICA IANCOSKI
É editora, poeta e articuladora cultural. Presidente da Associação Privada Sem Fins Lucrativos Toma Aí Um Poema, a primeira editora no modelo ONG do Brasil, já faturou mais de R$ 1 milhão no mercado editorial, consolidando-se como referência em inovação e impacto social. Graduada em Letras (UFPR) e Psicologia (PUCPR), com especializações em Gestão de Projetos e Negócios, é autora de mais de 10 livros, incluindo A pele da pitanga (finalista do Prêmio Jabuti). Reconhecida por sua atuação inclusiva, publicou mais de 2 mil autores e produziu mais de 1.500 poemas audiovisuais, alcançando 1 milhão de acessos. Jéssica também recebeu prêmios como o Candango de Literatura (GDF) e Sérgio Mamberti (MinC) e, atualmente, é curadora do Prêmio Literário da Cidade de Curitiba.



JOÃO BATISTA DA SILVA
Poeta e escritor, bacharel em Comunicação Social. É autor de 9 obras publicadas, entre livros autorais e participações em antologias, com textos voltados ao público infantil, juvenil e adultos. Atua com seu projeto de “Ciranda de Poesias”, com mais de 170 apresentações realizadas em feiras, saraus e eventos literários. Premiado em vários concursos literários, com contos e poesias. Mantém o blog escritorbatista.blogspot.com, onde divulga tanto sua produção quanto a de outros autores. Atuante na Academia Caxiense de Letras e no grupo de Escritores de Nova Petrópolis.



JORGE DE JESUS
Como vídeoasta realizou os curta metragens, O Sapaterio (2003), Um Dia na Vida (2004) e os documentários Volume Um! Em bom som (2009) - com financiamento do FUNDOPROCULTURA - Faixa Bônus, (2014) - financiado pelo FINANCIARTE. Também é o Idealizador e produtor do projeto CAXIAS SOUL DUETOS.



KIKO MARTINS
Empreendedor musical, manager, produtor artístico-musical e gestor de projetos culturais. Criou e produziu vinhetas para STC (Sistema Trídio de Comunicação); foi produtor e técnico de Gravação e Mixagem da Castelnovo estúdios (Gravadora Acit/selo Antídoto); vocalista da Banda Bandida e divulgador e promotor do selo Orbeat Music e Galpão Crioulo Discos (Grupo RBS Porto Alegre RS).

 

LUCIANO DA SILVA
Roteirista, cinegrafista, e diretor cinematográfico. Trabalhou na produção de vários curtas, médias e longas metragens pelo pais. Recentemente dirigiu o média “Fica Comigo” filmado em Caxias do Sul pela Conceitoh Filmes.



PEDRO GUERRA
É escritor, palestrante e especialista em Neurociência, Comportamento e Saúde Mental. Cronista do jornal Pioneiro há uma década. Autor de 21 livros, venceu o Açorianos em 2016 na categoria infanto-juvenil. Promove há 13 anos a formação de leitores e já palestrou para mais de 350 mil pessoas, transitando entre temas de literatura, autocuidado e convívio social, como o bullying, ansiedade e a prevenção ao suicídio. Nas redes sociais, os seus vídeos ultrapassam os 30 milhões de visualizações.



UILI BERGAMIN
É autor de 20 livros nos mais diversos gêneros, como contos, poesias, novelas e biografias, além de obras infantis e juvenis. Vencedor de dezenas de prêmios literários, alguns de nível nacional e internacional, o escritor colaborou para diversos veículos de imprensa da Serra Gaúcha. Seus textos já foram adaptados para o teatro, cinema, artes visuais, músicas e outros suportes artísticos.



VIVIANE SALVADOR
Jornalista, especialista em marketing, produtora cultural e audiovisual. Dirigiu o documentário Criadoras de Moda de Caxias (2010) e idealizou o projeto Sons do Coração no Youtube, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.